Nebulosa do Colar: no céu, com diamantes

Nebulosa planetária está localizada a 15 mil anos-luz de distância da Terra, na pequena e escura constelação de Sagitta.

A interação de duas estrelas condenadas criou um anel espetacular adornado, com brilhantes aglomerados de gás, um verdadeiro colar de diamantes de proporções cósmicas. Apropriadamente conhecida como a Nebulosa do Colar, a nebulosa planetária está localizada a 15 mil anos-luz de distância da Terra, na pequena e escura constelação de Sagitta (A Flecha).

A Nebulosa do Colar - que também atende pelo nome menos glamoroso de PN G054.2-03.4 - foi produzida por um par de estrelas semelhantes ao Sol em órbita compacta. Há cerca de 10 mil anos, uma das estrelas envelhecidas se expandiu e engolfou sua companheira menor, criando algo que os astrônomos chamam de 'envelope comum'. A estrela menor continuou a orbitar dentro de sua companheira maior, aumentando a taxa de rotação do gigante inchado até que grandes partes dele giraram para o espaço. Este anel de detritos que escapou formou a Nebulosa do Colar, com aglomerados particularmente densos de gás formando os 'diamantes' brilhantes ao redor do anel.

Nebulosa do Colar: no céu, com diamantes

O par de estrelas que criou a Nebulosa do Colar permanece tão próximo - separado por apenas alguns milhões de quilômetros - que aparece como um único ponto brilhante no centro da imagem. Apesar de seu encontro próximo, as estrelas ainda estão furiosamente girando em torno umas das outras, completando uma órbita em pouco mais de um dia.

A Nebulosa do Colar foi apresentada em uma imagem do telescópio espacial Hubble lançada anteriormente, mas agora esta nova imagem foi criada aplicando técnicas de processamento avançadas, proporcionando uma visão nova e aprimorada deste objeto intrigante. A imagem composta inclui várias exposições da Wide Field Camera 3 do Hubble.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, K. Noll

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.