Ocupa CCVM Cinema: produção inédita encerra programação

Nesta sexta-feira (9), às 19h, será exibido ‘Vermelho, Branco e Preto ou Macurá Dilê’, vídeo-performance de Cibele Mateus e mestre Martelo.

Encerrando a programação do Ocupa CCVM Cinema, projeto promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), nesta sexta-feira (9), às 19h, será exibido Vermelho, Branco e Preto ou Macurá Dilê, vídeo-performance de Cibele Mateus e mestre Martelo.

A obra investiga a figura do Mateus, cômico afro-diaspórico presente na brincadeira do Cavalo Marinho pernambucano, uma expressão negra que evidencia as formas de sobrevivência, preservação cultural e denúncia das relações de poder existentes durante a história brasileira; O Nego Fugido, aparição afro-brasileira de Acupe (BA); e a narrativa de Macurá Dilê, o tempo que teve início, mas não tem fim. 

Ocupa CCVM Cinema: produção inédita encerra programação

O filme proporciona ao público uma experiência de integração das linguagens do teatro, dança, poesia e música à cena, em performances realizadas à distância, mas que reúnem mestre e discípula nas brincadeiras negras de ancestralidade, diáspora e resistência.

Ocupa CCVM Cinema: produção inédita encerra programação

Toda a programação de cinema, oficinas, shows do CCVM está sendo realizada de forma virtual, transmitida pelo YouTube.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais