No pior mês da pandemia de Covid-19, veja números da doença no Maranhão
No Maranhão, Covid-19 segue acelerando: já são mais de 263 mil casos acumulados; doença já matou mais de 7,16 mil maranhenses.
Abril foi o pior mês da pandemia de Covid-19 no Brasil: nos aproximamos dos 15 milhões de casos confirmados e das 400 mil mortes pela doença causada pela infecção pelo Sars-CoV-2, o novo coronavírus. A vacinação ainda não foi capaz de frear o contágio.
No Maranhão, a Covid-19 segue acelerando: foram mais de 20 mil casos registrados somente no mês de abril e, apesar de ter registrado queda no número de casos comparado a março - quando foram registrados 23 mil casos -, o Estado já ultrapassou a marca de 263 mil casos confirmados acumulados. Isso significa que a Covid-19 acometeu 3,7% da população total do Maranhão, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 7,11 milhões em 2020.
Já em número de mortes, abril de 2021 superou o pico da primeira onda em 2020: neste mês, foram 1,09 mil mortes, contra 1,07 mil em junho de 2020, o maior patamar registrado até então. Ao todo, já são mais de 7,16 mil mortes.
![]() |
Micrografia de célula (laranja) infectada com partículas do vírus Sars-CoV-2 (verde) |
O Blog do Maurício Araya reuniu, em infográficos interativos, os principais dados sobre o avanço da Covid-19 no Maranhão: eles foram apurados no painel sobre a Covid-19 criado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Casos e mortes acumulados
Os primeiros casos e a primeira morte por Covid-19 foram registrados em março de 2020. No infográfico, é possível perceber a aceleração do contágio até junho de 2020 e a partir de fevereiro de 2021. As mortes também disparam no mesmo período.
Casos e mortes, mês a mês
O pico da primeira onda foi registrado em junho de 2020, com 45,15 mil casos e 1,07 mil mortes pela doença. A partir de fevereiro de 2021, é possível ver bem claramente como a segunda onda da pandemia de Covid-19 atinge o Maranhão: abril de 2021 se tornou o mês mais mortal, com 1,09 mil óbitos.
Avanço da Covid-19 nas cidades
São Luís, Imperatriz, Balsas, Caxias, Santa Inês e Timon foram a cidades maranhenses que registraram os maiores números de casos confirmados; São Luís, Imperatriz, Timon, São José de Ribamar, Caxias e Açailândia, os maiores números de mortes pela Covid-19.
Um dado, no entanto, chama a atenção: Boa Vista do Gurupi, Paço do Lumiar, Palmeirândia, São José de Ribamar, Viana, Buritirana, Senador La Rocque, Belágua e João Lisboa compõem o 'top 10' de cidades onde a doença foi mais letal, ou seja, registrou mais mortes em relação ao número de casos confirmados.
Avanço da Covid-19 em bairros de São Luís
Com 1,2 mil casos, o bairro do Turu é o que concentra o maior número de infectados pela Covid-19 na capital maranhense, seguido pelo Centro; Cohatrac; Renascença; Cidade Operária; Calhau; São Francisco; Cohama; Anjo da Guarda e Anil.
Foto: Niaid, via Fotos Públicas
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.