Receba atualizações por

Registro do Hubble confirma lentes gravitacionais e prova teoria de Einstein

Imagem foi compilada usando observações feitas com a Câmera Avançada para Pesquisas do telescópio espacial Hubble e a Wide Field Camera 3.

Esta imagem extraordinária do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, do aglomerado de galáxias Abell 2813 (também conhecido como ACO 2813) tem uma beleza quase delicada, que também ilustra a notável física em ação dentro dela: a imagem demonstra, espetacularmente, o conceito de lentes gravitacionais.

Entre os minúsculos pontos, espirais e ovais que são as galáxias que pertencem ao aglomerado, existem várias formas distintas de crescentes: os arcos curvos de luz são fortes exemplos de um fenômeno conhecido como lentes gravitacionais. A imagem foi compilada usando observações feitas com a Câmera Avançada para Pesquisas do telescópio espacial Hubble e a Wide Field Camera 3.

Registro do Hubble confirma lentes gravitacionais e prova teoria de Einstein
Explore a imagem em alta definição

A lente gravitacional ocorre quando a massa de um objeto faz com que a luz se curve. Os crescentes curvos e as formas em 'S' da luz nesta imagem não são galáxias curvas, mas sim luz de galáxias que estão além de Abell 2813. O aglomerado de galáxias tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, causando luz de galáxias mais distantes para dobrar em torno dele. Essas distorções podem ter várias formas diferentes, como linhas longas ou arcos.

Essa evidência visual de que a massa faz com que a luz se curve foi famosa por ser usada como uma prova de uma das teorias científicas mais famosas: a teoria da relatividade geral de Einstein.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, D. Coe

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Assista aos vídeos do canal no YouTube
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net #RadarMA
Tecnologia do Blogger.