Superlua vista pela ISS, acima do Oceano Índico

Última superlua ocorreu nessa segunda-feira (26), e próxima será 26 de maio (quarta-feira).

A superlua é retratada da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) orbitando a cerca de 430 km acima do sul do Oceano Índico. A superlua ocorre quando a Lua se encontra próxima ao seu perigeu - o que ocorre a cada 28 dias -, ponto da órbita mais próximo do planeta Terra.

A órbita lunar é elíptica, e, quando a Lua Cheia ocorre no perigeu, o tamanho e brilho aparentes são maiores aos observadores da Terra - cerca de 15% maior e 30% mais brilhante.

Superlua vista pela ISS, acima do Oceano Índico

A última superlua ocorreu nessa segunda-feira (26), e a próxima será 26 de maio (quarta-feira).

Foto: Nasa, via Fotos Públicas

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais