Receba atualizações por

Uma extraordinária galáxia espiral em close up

NGC 4603, a mais de 100 milhões de anos-luz de distância na constelação de Centauro, é observada atentamente pelo telescópio espacial Hubble.

Esta imagem mostra um retrato em close up feito pelo telescópio espacial Hubble da magnífica galáxia espiral NGC 4603, que fica a mais de 100 milhões de anos-luz de distância na constelação de Centauro. Faixas brilhantes de estrelas jovens azuis constituem os braços desta galáxia, que se estendem preguiçosamente a partir do núcleo luminoso.

Os intrincados filamentos marrom-avermelhados passando pelos braços espirais são conhecidos como faixas de poeira e consistem em densas nuvens de poeira que obscurecem a luz difusa das estrelas da galáxia.

Uma extraordinária galáxia espiral em close up

Essa galáxia é bem familiar para o Hubble: nos últimos anos do Século XX, a NGC 4063 foi atentamente e de perto observada em busca de sinais de uma classe peculiar de estrelas conhecida como variáveis ​​Cefeidas. Essas estrelas têm uma luminosidade intimamente ligada ao período com o qual escurecem e brilham, permitindo aos astrônomos medir com precisão a que distância estão da Terra.

Medidas de distância de variáveis ​​Cefeidas são fundamentais para medir as distâncias mais distantes do Universo e foram um dos fatores usados ​​por Georges Lemaître e Edwin Hubble para mostrar que o Universo está se expandindo.

Foto: ESA/Hubble & NASA, J. Maund

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Assista aos vídeos do canal no YouTube
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net #RadarMA
Tecnologia do Blogger.