1,5 mi de senhas associadas a e‑mails de governos são expostas

Brasil é país da América Latina que registra maior número de senhas expostas; no país, exposição afeta contas de domínios ‘.gov.br’ e ‘.jus.br’.

Mais de um 1,5 milhão de senhas associadas a endereços de e-mail de órgãos de governo de vários países do mundo estão disponíveis para download gratuito em fóruns da internet: os dados fazem parte de uma publicação maior, chamada COMB, com mais de 3 bilhões de senhas associadas a mais de 2 bilhões de endereços de e-mail exclusivos.

O pacote, descoberto originalmente em fevereiro de 2021, foi analisado pela empresa Shyhunt: segundo ela, os dados - cerca de 100 GB de informações - são uma compilação de diferentes brechas de segurança que afetaram empresas e organizações em anos anteriores.

1,5 mi de senhas associadas a e‑mails de governos são expostas

Os Estados Unidos são o país mais afetado pelo vazamento, com mais de 625 mil senhas associadas a contas de e-mail com domínio .gov; na América Latina, o Brasil registra o maior número, com 68,53 mil senhas associadas a e-mails com o domínio .gov.br - e outras 4,58 mil associadas ao domínio .jus.br -, seguido por México, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador e Venezuela.

Entre as informações incluídas no pacote, estão credenciais associadas a e-mails da planta de purificação de água de Oldsmar, na Flórida, Estados Unidos, que sofreu um ataque de hackers que tentaram manipular níveis químicos de hidróxido de sódio na água distribuída à população, mas não há certeza sobre a associação desses fatos.

Com informações da Eset

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo