Abril registra um terço do volume de chuva esperado para o mês em São Luís

Até o dia 30, foram 195,8 mm acumulados, segundo Inmet; média histórica é de 457,6 mm.

São Pedro até que prometeu, mas, em abril - um dos meses que costuma registrar os maiores volumes de chuva da estação chuvosa -, choveu menos do que o esperado em São Luís: pouco mais de um terço do esperado.

Até o dia 30, foram 195,8 mm acumulados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); a média histórica, com dados registrados entre 1981 e 2010, é de 457,6 mm; em 2020, choveu 538,1 mm em igual período.

Abril registra um terço do volume de chuva esperado para o mês em São Luís

Na primeira quinzena, o calor chamou a atenção dos ludovicenses e foi assunto nas redes sociais. E, com pouca chuva, a temperatura máxima variou entre 30,7°C e 33,7°C, com sensação térmica de até 38,9°C.

O baixo volume de chuvas é consequência da mudança na posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que modula o período de chuvas na região. Em março de 2021, o comportamento anormal da ZCIT já havia sido percebido: em previsão climática para o trimestre abril-maio-junho, o Laboratório de Meteorologia (Labmet) do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) destacou que "sua permanência se manteve mais ao norte do que se espera para essa época do ano".

Para o trimestre abril-maio-junho de 2021, as chuvas devem ficar entre normal e abaixo da média histórica no norte do Maranhão. Para boa parte do centro-sul do Maranhão, "os próximos três meses são considerados de estiagem e respondem historicamente por menos de 20% da precipitação média anual. Os modelos de previsão climática também indicam temperaturas em torno a acima da normal climatológica para a região Nordeste no decorrer do trimestre AMJ/2021", destaca ainda o documento.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.