Aneel aciona bandeira vermelha patamar 2 para junho

Bandeira tarifária tem custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos, o maior do sistema criado pela Aneel.

Seu Bolso

A bandeira tarifária em junho de 2021 será vermelha patamar 2, com custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos, conforme anunciou, essa sexta-feira (28), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a agência, maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis.

Junho começa com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos do que o normal para a época, o que aponta para um horizonte com reduzida geração hidrelétrica e aumento da produção termelétricas. O cenário pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico e o preço da energia no mercado de curto de prazo, o que justifica, segundo a Aneel, o acionamento do patamar 2.

Aneel aciona bandeira vermelha patamar 2 para junho

Com o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a Aneel ressalta a importância do uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica - veja dicas de economia.

Com informações da Aneel

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia nossos outros destaques. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado aqui por meio do Google Notícias, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais