Bandeira tarifária é vermelha patamar 1 para maio
Bandeira tarifária acionada para o mês aumenta R$ 4,16 para cada 100kWh consumidos na conta de luz.
O mês de maio começou com uma notícia ruim para o bolso dos brasileiros: a conta de luz vai ficar mais cara, pelo menos R$ 4,169 para cada 100 kWh consumidos. É que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira tarifária vermelha patamar 1 para o quinto mês de 2021.
Abril, justifica a Aneel, marca o fim do período de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), e, entre 2020 e 2021, foi registrado o pior aporte hidráulico da história do SIN, medido desde 1931.

Com o início do período seco nos reservatórios, a produção de energia elétrica é desfavorável e há necessidade de acionamento do parque termelétrico, o que aumenta os custos da produção.
'Com o acionamento da bandeira vermelha é importante reforçar aos consumidores ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia', ressalta a Aneel - veja dicas de economia.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.