Cuidado com o controle da sua TV: ele pode estar te espionando

Pesquisadores relataram, durante a RSA Conference 2021, sobre como conseguiram transformar controle remoto em um dispositivo de escuta.

Você já pensou que alguns objetos do seu dia a dia podem estar te espionando? Um controle remoto de TV, por exemplo. Pois é isso mesmo que os pesquisadores de cibersegurança J. J. Lehman e Ofri Ziv, da empresa israelense Guardicore, relataram - durante a RSA Conference 2021 - ter feito. Eles hackearam o controle remoto do set-top box Comcast Xfinity X1, bastante popular nos Estados Unidos - usado por mais de 10 milhões de americanos -, que suporta comandos de voz.

O controle remoto usa uma interface de rádio - Bluetooth - usada para velocidade de transferência mais rápida de dados, permitindo que o ele envie dados não somente para o decodificador, mas também receba dele. Como muitos dispositivos, ele é, essencialmente, um computador conectado - e, portanto, pode ser hackeado.

Cuidado com o controle da sua TV: ele pode estar te espionando

Os pesquisadores mudaram o firmware para comandar o controle remoto, podendo ligar o microfone e transmitir o som pelo canal de rádio. E descobriram, ainda, uma forma de pausar a oferta de instalação de uma nova versão do software do decodificador, normalmente feita a cada 24 horas. Eles também encontraram várias falhas, entre elas a não verificação de autenticidade do firmware, o que permitiu a invasão.

O Kaspersky Lab, que alertou sobre o problema esta semana, dá dicas de como se manter protegido: se você possui uma Xfinity TV box, verifique a versão do firmware do controle remoto; controles remotos de outros fabricantes de TV boxes e de TVs com suporte de voz provavelmente operam com o mesmo princípio e podem ter vulnerabilidades semelhantes, portanto verifique periodicamente se há atualizações para seu controle remoto e instale-as quando estiverem disponíveis; considere desmontar o controle remoto para remover fisicamente o microfone se você não usar o comando de voz do seu controle remoto; esteja ciente de que um ataque à sua rede Wi-Fi é muito mais provável do que um hack exótico; certifique-se de configurar o seu com segurança, mova todos os dispositivos IoT vulneráveis ​​para uma rede de convidado e use uma conexão segura para proteger os dados mais valiosos.

Com informações do Kaspersky Lab

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Assista aos vídeos do canal no YouTube
Siga o Canal do Maurício Araya no YouTube
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net #RadarMA
Tecnologia do Blogger.