Em poucas horas, chove metade do previsto para todo o mês de maio em São Luís

Temporal da madrugada deste sábado (1º) registrou 139,2 mm de precipitação; média histórica é de 302 mm em maio, segundo o Inmet.

O temporal que atingiu a Região Metropolitana de São Luís na madrugada deste sábado (1º) registrou precipitação total de 139,2 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É quase a metade do previsto para todo o mês de maio: a média histórica - com dados relativos ao período entre 1981 e 2010 - é de 302 mm.

Comparado a 2020, o volume também impressiona: em maio do ano passado, choveu 236 mm em São Luís; ou seja, o primeiro dia deste mês registrou quase 60% da quantidade de chuva registrada em todo o mês de maio de 2020.

Em poucas horas, chove metade do previsto para todo o mês de maio em São Luís

Em abril - um dos meses que costuma registrar os maiores volumes de chuva da estação chuvosa -, choveu menos do que o esperado em São Luís: pouco mais de um terço do esperado. Até ontem (30), foram 195,8 mm acumulados, segundo Inmet; a média histórica é de 457,6 mm; e, em 2020, choveu 538,1 mm em igual período.

O baixo volume de chuvas é consequência de uma anomalia da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema que influencia as chuvas na região e marca a estação chuvosa, no primeiro semestre: o 'corredor de chuvas' está mais ao norte do que o normal para a época do ano.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais