‘Forro de prata’ cósmico, em incrível registro do Hubble

Registro do telescópio espacial Hubble revela nebulosa de emissão NGC 2313.

Esta imagem mostra a nebulosa de emissão NGC 2313. A estrela brilhante V565 - rodeada por quatro pontas de difração proeminentes - ilumina um véu prateado de gás e poeira em forma de leque, enquanto a metade direita desta imagem está obscurecida por uma nuvem densa de poeira.

Nebulosas com formas semelhantes - uma estrela acompanhada por um leque de gás brilhante - já foram chamadas de nebulosas cometárias, embora o nome não seja mais usado. 

Forro de prata cósmico

A linguagem que os astrônomos usam muda à medida que nos familiarizamos melhor com o Universo, e a história astronômica está repleta de frases agora obsoletas para descrever objetos no céu noturno, como 'nebulosas espirais' para galáxias espirais ou 'planetas inferiores' para Mercúrio e Vênus. 

Foto: ESA/Hubble, R. Sahai

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo