‘Forro de prata’ cósmico, em incrível registro do Hubble

Registro do telescópio espacial Hubble revela nebulosa de emissão NGC 2313.

Esta imagem mostra a nebulosa de emissão NGC 2313. A estrela brilhante V565 - rodeada por quatro pontas de difração proeminentes - ilumina um véu prateado de gás e poeira em forma de leque, enquanto a metade direita desta imagem está obscurecida por uma nuvem densa de poeira.

Nebulosas com formas semelhantes - uma estrela acompanhada por um leque de gás brilhante - já foram chamadas de nebulosas cometárias, embora o nome não seja mais usado. 

Forro de prata cósmico

A linguagem que os astrônomos usam muda à medida que nos familiarizamos melhor com o Universo, e a história astronômica está repleta de frases agora obsoletas para descrever objetos no céu noturno, como 'nebulosas espirais' para galáxias espirais ou 'planetas inferiores' para Mercúrio e Vênus. 

Foto: ESA/Hubble, R. Sahai

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Assista aos vídeos do canal no YouTube
Siga o Canal do Maurício Araya no YouTube
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net #RadarMA
Tecnologia do Blogger.