Hubble mostra aglomerado de galáxias de todos os tipos

Galáxias de todas as formas e tamanhos povoam esta imagem, variando de espirais imponentes a elípticas difusas.

Esta foto feita pelo telescópio espacial Hubble mostra o aglomerado de galáxias ACO S 295, bem como uma multidão de galáxias e estrelas de fundo. Galáxias de todas as formas e tamanhos povoam esta imagem, variando de espirais imponentes a elípticas difusas.

Além de uma variedade de tamanhos, este 'zoológico galáctico' possui uma variedade de orientações, com galáxias espirais como a do centro da imagem, aparecendo quase de frente, e algumas galáxias espirais de borda visíveis apenas como lascas finas de luz.

Hubble mostra aglomerado de galáxias de todos os tipos
Explore a imagem em alta qualidade

O aglomerado domina o centro desta imagem, tanto visual quanto fisicamente. A enorme massa do aglomerado de galáxias atingiu gravitacionalmente as galáxias de fundo, distorcendo e manchando suas formas.

Além de fornecer aos astrônomos uma lente de aumento natural para estudar galáxias distantes, as lentes gravitacionais enquadraram sutilmente o centro da imagem, produzindo uma cena visualmente impressionante.

Foto: ESA/Hubble e Nasa, F. Pacaud, D. Coe

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais