Instituto Cultural Vale, seus museus e centros culturais realizam webinário

‘Espaços Culturais - o futuro de um passado recente?’ é tema do evento on-line gratuito que ocorre esta semana.

O Instituto Cultural Vale integra a 19ª Semana Nacional dos Museus, por meio da realização do webinário Espaços Culturais - o futuro de um passado recente?, entre outras ações, em conjunto com seus museus e centros culturais próprios - Museu Vale (ES), Memorial Minas Gerais Vale (MG), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa de Cultura de Canaã dos Carajás (PA). O evento on-line gratuito ocorre nesta terça (18) e quinta-feira (20), às 17h, no canal do Instituto Cultural Vale no YouTube. O webinário tem como objetivo convidar o público a refletir, junto com convidados de diversas áreas, sobre o papel das instituições culturais diante da nova realidade imposta pela pandemia e seu papel nos territórios onde estão inseridos. 

Nesta terça-feira, a conversa conta com a participação do neurocientista Sidarta Ribeiro e do museólogo Cícero Almeida. Na quinta-feira, trará o professor de museologia da UNIRIO Bruno Brulon e a curadora de arte Adélia Borges. A mediação será feita pelo filósofo Fernando Pessoa, que participa da linha de pesquisa do CNPq "Pensamento e linguagem", com estudos em Nietzsche e Heidegger, principalmente nos temas linguagem, verdade, liberdade, arte e poesia.

Instituto Cultural Vale, seus museus e centros culturais realizam webinário

Diante da pandemia e para os novos tempos que virão serão abordadas questões como: quais os possíveis futuros para as instituições culturais e para os museus em especial? Com quem dialogam? Quais memórias, materiais ou imateriais, estão em jogo? Qual o papel da tecnologia e das mídias nas formas de interlocução? E os artistas e produtores culturais? Como têm sido e como poderão ser as suas participações?

"O Instituto Cultural Vale, ao lado de seus museus e centros culturais, abraça o desafio de promover reflexão e debate sobre a readequação das práticas e a resiliência necessárias ao momento atual, tema central da Semana Nacional de Museus. Manter o diálogo vivo sobre o papel das instituições culturais é algo essencial, hoje e sempre, para a manutenção do patrimônio e da memória, possibilitando que mais pessoas possam viver a cultura, ampliar seu conhecimento e sua visão de mundo", afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Além do webinário, ao longo de todo mês de maio, os quatro museus e centros culturais do Instituto Cultural Vale têm programação exclusiva que integra a Semana Nacional dos Museus com oficinas e reflexões sobre a importância desses espaços culturais para o público. A programação completa dos espaços pode ser acessada em institutoculturalvale.org e nos próprios sites das instituições culturais -  Museu Vale, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Vale Maranhão e Casa de Cultura de Canaã dos Carajás

O Instituto Cultural Vale está presente em 35 museus e centros culturais no Brasil por meio de patrocínios a espaços culturais, exposições, intercâmbios culturais, salvaguarda de acervos e programas educativos, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Com informações e fotos do CCVM

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais