Nosso gigante Universo: Hubble e sua grande relevância para a astronomia

Abell 3827 apresenta um dos maiores quebra-cabeças que cosmologistas enfrentam na atualidade: a matéria escura.

Esta imagem detalhada apresenta Abell 3827, um aglomerado de galáxias que oferece uma riqueza de possibilidades interessantes para estudo. Ele foi observado pelo telescópio espacial Hubble para estudar a matéria escura, um dos maiores quebra-cabeças que os cosmologistas enfrentam na atualidade.

A equipe usou a Advanced Camera for Surveys (ACS) e Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble para completar suas observações. As duas câmeras têm especificações diferentes e podem observar partes diferentes do espectro eletromagnético, portanto, o uso de ambas permitiu aos astrônomos coletar informações mais completas.

Nosso Universo gigante: Hubble e sua grande relevância para a astronomia
Explore a imagem em alta qualidade

Abell 3827 também foi observado anteriormente pelo Hubble, por causa das lentes gravitacionais interessantes em seu núcleo.

Olhando para este aglomerado de centenas de galáxias, é incrível lembrar que até menos de 100 anos atrás, muitos astrônomos acreditavam que a Via Láctea era a única galáxia do Universo. A possibilidade de outras galáxias havia sido debatida anteriormente, mas a questão não foi realmente resolvida até que Edwin Hubble confirmou que a Grande Nebulosa de Andrômeda estava, de fato, muito distante para fazer parte da Via Láctea. A Grande Nebulosa de Andrômeda tornou-se a Galáxia de Andrômeda, e os astrônomos reconheceram que nosso Universo era muito, muito maior do que a humanidade havia imaginado.

Dá para imaginar como Edwin Hubble - que deu nome ao telescópio espacial Hubble - teria se sentido se tivesse visto esta imagem espetacular de Abell 3827.

Fotos: ESA/Hubble e Nasa, R. Massey

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais