Oficina sobre escrita dramática para teatro abre programação de junho do CCVM

Diretor e ator maranhense Eduardo Medeiros ministra a oficina, que ocorre de 1º a 4 de junho, às 15h, pelo Zoom.

De 1º a 4 de junho, às 15h, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) realiza a oficina Drama e Ideologia: um exercício de escrita dramática e pensamento. A oficina parte da compreensão de que a dramaturgia é um reflexo do pensamento de um tempo sobre a sociedade e seus valores.

Serão debatidos temas como o conceito de narrador, do filósofo Walter Benjamin; a influência do drama burguês francês e do melodrama no gosto ocidental e na visão de mundo; questões psicanalíticas que discutem as necessidades da plateia e a construção do personagem; o drama e suas concepções; princípios para a criação de um drama que lide com as tragédias humanas; elementos da trama e desenvolvimento de personagens e eventos a partir de questões morais e éticas.

Oficina sobre escrita dramática para teatro abre programação de junho do CCVM

Ao fim das aulas, será realizada uma prática de construção de uma peça em ato único, partindo de uma discussão filosófica e teatral proposta peles alunes.

Quem ministrará a oficina é o diretor e ator maranhense Eduardo Medeiros, doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mestre em Artes e graduado em Teatro e Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São 20 vagas disponíveis.

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail com nome e telefone para contato@ccv-ma.org.br. As aulas ocorrem pela plataforma Zoom.

Com informações e foto do CCVM

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais