‘Olhos’ revelam fusão de duas galáxias em nossa vizinhança

Par de ‘olhos’ escondem dois buracos negros supermassivos em crescimento.

Você já teve a sensação de que está sendo observado? Este objeto de aparência amigável é o resultado de duas galáxias se fundindo, com um par de 'olhos' escondendo dois buracos negros supermassivos em crescimento e um sorriso torto.

Essas fusões são raras em nossa vizinhança galáctica; Mrk 739 está perto o suficiente (astronomicamente falando) para estudar o evento em detalhes e, assim, obter uma melhor compreensão dos processos dramáticos que ocorrem durante essas fusões cósmicas.

‘Olhos’ revelam fusão de duas galáxias em nossa vizinhança

Usando o instrumento Multi Unit Spectroscopic Explorer (Muse) do Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), a equipe de astrônomos, liderada pelo aluno de mestrado Dusán Tubín na Pontifícia Universidade Católica do Chile, foi capaz de estudar os efeitos da fusão e da radiação emitida pelos gigantescos buracos negros em crescimento.

Seu estudo responde a perguntas sobre o movimento das galáxias, a idade de suas estrelas e os elementos de que são compostas. Eles descobriram que uma dessas galáxias é muito mais velha que sua companheira e que seu processo de fusão está em um estágio inicial.

O Muse é um espectrógrafo 3D que obtém imagens - conhecidas como cubos de dados - do objeto sendo observado em milhares de comprimentos de onda. Com o Muse, os astrônomos são capazes de mapear em grande detalhe as propriedades dos objetos que estudam, porque cada pixel individual contém uma quantidade impressionante de informações.

Obter essas ideias empolgantes sobre a fusão e evolução da galáxia com o Muse é o suficiente para fazer qualquer um sorrir.

Foto: ESO/Tubín et al.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Assista aos vídeos do canal no YouTube
Siga o Canal do Maurício Araya no YouTube
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net #RadarMA
Tecnologia do Blogger.