São Luís: em 15 dias, volume de chuva supera média histórica para maio

Choveu 321,2 mm na primeira quinzena, segundo Inmet; enquanto média histórica para maio é de 302 mm. Mês começou registrando 2ª maior chuva de 2021.

O volume de chuva acumulada na primeira quinzena de maio de 2021, em São Luís, já superou a média histórica do mês: até este sábado (15), choveu 321,2 mm, segundo dados da estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Parque do Itapiracó - bairro do Turu. Somente da noite de sexta-feira (14) e madrugada de sábado, choveu 22,5 mm.

A média histórica para o mês de maio, considerando dados registrados entre os anos de 1981 e 2010, é de 302 mm.

Maio começou com um temporal com precipitação total de 139,2 mm, segundo o Inmet. Foi o segundo maior volume de chuva registrado em um único dia de 2021: a maior chuva do ano caiu em 15 de março, com 139,4 mm.

São Luís: em 15 dias, volume de chuva supera média histórica para maio

Em abril - um dos meses que costuma registrar os maiores volumes de chuva da estação chuvosa -, choveu menos do que o esperado em São Luís: pouco mais de um terço do esperado; consequência de uma anomalia da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema que modula a chamada 'estação chuvosa' do primeiro semestre na região - um 'corredor de chuvas', que, este ano, está mais ao norte do que o normal para a época.

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.



Conecte-se ao Blog do Maurício Araya

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário