São Luís tem maior volume de chuva de todo o Brasil em 24h, segundo Inmet

Cidades do Maranhão e do Pará compõem ‘top 5’ com maiores chuvas no dia 1º de maio; em poucas horas, choveu quase metade do previsto para todo o mês.

A tempestade que caiu na madrugada desse sábado (1º) colocou São Luís no topo da lista de cidades com os maiores volumes de chuva nas últimas 24h. Segundo dados - publicados no fim da noite de sábado - da estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no parque do Itapiracó, no bairro do Turu, choveu 139,2 mm até as 9h (12h UTC, padrão utilizado para a divulgação dos dados).

Com 73,2 mm - pouco mais da metade do que choveu em São Luís -, Novo Repartimento (PA) ficou em segundo lugar, seguido por Tomé-Açu (PA), com 69,4 mm; Tracuateua (PA), 55,9 mm; e Zé Doca (MA), com 51,4 mm.

São Luís tem maior volume de chuva de todo o Brasil em 24h, segundo Inmet

O valor registrado na capital maranhense é quase metade do previsto para todo o mês de maio: a média histórica - com dados relativos ao período entre 1981 e 2010 - é de 302 mm; em maio de 2020, choveu 236 mm; ou seja, o primeiro dia deste mês teve quase 60% da quantidade de chuva registrada em todo o mês de maio de 2020.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais