Telescópio Hubble captura a espetacular NGC 2276

Galáxia espiral fica localizada a 120 milhões de anos-luz de distância na constelação de Cepheus.

Duas imagens, uma feita pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa e ESA, e outra de campo amplo mostram a espetacular NGC 2276, uma galáxia espiral situada a 120 milhões de anos-luz de distância na constelação de Cepheus.

À primeira vista, o delicado rendilhado de braços espirais brilhantes e faixas de poeira escura lembram inúmeras outras galáxias espirais.

Telescópio Hubble captura a espetacular NGC 2276

Um olhar mais atento, no entanto, revela uma galáxia estranhamente assimétrica, moldada por interação gravitacional e intensa formação de estrelas.

Telescópio Hubble captura a espetacular NGC 2276

Fotos: ESA/Hubble & Nasa, P. Sell (reconhecimento: L. Shatz); e Adam Block/Mount Lemmon SkyCenter/Universidade do Arizona

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais