Timelapse revela surgimento da Via Expressa no coração de São Luís

Veja imagens da construção da via que interligou bairros do Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo.

O Blog do Maurício Araya segue seu passeio por paisagens no Maranhão ao longo do tempo, com a ajuda do Google Earth. Desta vez, imagens revelam a passagem do tempo, entre 2004 e 2020, na MA-207, avenida Joãosinho Trinta ou Via Expressa.

A Via Expressa foi inaugurada em duas etapas: a primeira em 2012 - como parte das comemorações dos 400 anos de fundação da capital maranhense, São Luís -, e a segunda em 2014. A rodovia estadual interliga os bairros do Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, e foi concebida para aliviar o trânsito da avenida Jerônimo de Albuquerque - o que nunca aconteceu de fato.

Timelapse revela surgimento da Via Expressa no coração de São Luís

A via de quase 9 km de extensão possui três faixas, sendo uma exclusiva para ônibus, e sua urbanização conta com ciclovia e passeios laterais. Sua construção envolveu o levantamento de cinco pontes e dois viadutos.

Esse passeio só é possível por causa do novo recurso do Google Earth, que inseriu 24 milhões de fotos de satélite registradas entre 1984 e 2020.

Foto: Google Earth

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo