Timelapse revela surgimento da Via Expressa no coração de São Luís

Veja imagens da construção da via que interligou bairros do Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo.

O Blog do Maurício Araya segue seu passeio por paisagens no Maranhão ao longo do tempo, com a ajuda do Google Earth. Desta vez, imagens revelam a passagem do tempo, entre 2004 e 2020, na MA-207, avenida Joãosinho Trinta ou Via Expressa.

A Via Expressa foi inaugurada em duas etapas: a primeira em 2012 - como parte das comemorações dos 400 anos de fundação da capital maranhense, São Luís -, e a segunda em 2014. A rodovia estadual interliga os bairros do Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, e foi concebida para aliviar o trânsito da avenida Jerônimo de Albuquerque - o que nunca aconteceu de fato.

Timelapse revela surgimento da Via Expressa no coração de São Luís

A via de quase 9 km de extensão possui três faixas, sendo uma exclusiva para ônibus, e sua urbanização conta com ciclovia e passeios laterais. Sua construção envolveu o levantamento de cinco pontes e dois viadutos.

Esse passeio só é possível por causa do novo recurso do Google Earth, que inseriu 24 milhões de fotos de satélite registradas entre 1984 e 2020.

Foto: Google Earth

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais