Uma espiral distante em Virgem

NGC 5037 fica a cerca de 150 milhões de anos-luz de distância da Terra, mas é possível ver delicadas estruturas de gás e poeira dentro da galáxia.

Esta imagem mostra a galáxia espiral NGC 5037, que é encontrada na constelação de Virgem e foi documentada pela primeira vez por William Herschel, em 1785. Ela fica a cerca de 150 milhões de anos-luz de distância da Terra, mas é possível ver as delicadas estruturas de gás e poeira dentro da galáxia em detalhes extraordinários.

Isso foi possível graças à Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble, que foi usada para coletar as exposições que foram combinadas para criar essa imagem. 

Uma espiral distante em Virgem
Explore a imagem em alta qualidade

A WFC3 é uma câmera muito versátil, pois pode coletar luz ultravioleta, visível e infravermelha, fornecendo assim uma riqueza de informações sobre os objetos que observa. A WFC3 foi instalado no Hubble por astronautas em 2009, durante a quinta e última missão de manutenção do Hubble.

A missão pretendia prolongar a vida-útil do Hubble por mais cinco anos; 12 anos depois, o Hubble e o WFC3 permanecem em uso ativo.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, D. Rosario (agradecimento: L. Shatz)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Assista aos vídeos do canal no YouTube
Siga o Canal do Maurício Araya no YouTube
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net #RadarMA
Tecnologia do Blogger.