O epônimo NGC 691

Galáxia é integrante homônimo do grupo de galáxias NGC 691 ligadas gravitacionalmente, que se encontra a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra.

Esta imagem mostra a galáxia espiral NGC 691, fotografada com detalhes fantásticos pela Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble. Esta galáxia é o integrante homônimo do grupo de galáxias NGC 691 ligadas gravitacionalmente, que se encontra a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra.

Objetos como NGC 691 são observados pelo Hubble usando uma variedade de filtros. Cada filtro permite apenas que certos comprimentos de onda de luz alcancem o WFC3 do Hubble.

O epônimo NGC 691

As imagens coletadas usando diferentes filtros são coloridas por artistas visuais especializados que podem fazer escolhas informadas sobre a cor que melhor corresponde a qual filtro. Ao combinar as imagens coloridas de filtros individuais, uma imagem colorida do objeto astronômico pode ser recriada.

Dessa forma, podemos obter uma visão extraordinariamente boa da natureza e da aparência desses objetos.

Foto: ESA/Hubble e Nasa, A. Riess et al. (agradecimento: M. Zamani)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Assista aos vídeos do canal no YouTube
Siga o Canal do Maurício Araya no YouTube
Ouça o podcast Em Resumo

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net #RadarMA
Tecnologia do Blogger.