O epônimo NGC 691

Galáxia é integrante homônimo do grupo de galáxias NGC 691 ligadas gravitacionalmente, que se encontra a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra.

Esta imagem mostra a galáxia espiral NGC 691, fotografada com detalhes fantásticos pela Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble. Esta galáxia é o integrante homônimo do grupo de galáxias NGC 691 ligadas gravitacionalmente, que se encontra a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra.

Objetos como NGC 691 são observados pelo Hubble usando uma variedade de filtros. Cada filtro permite apenas que certos comprimentos de onda de luz alcancem o WFC3 do Hubble.

O epônimo NGC 691

As imagens coletadas usando diferentes filtros são coloridas por artistas visuais especializados que podem fazer escolhas informadas sobre a cor que melhor corresponde a qual filtro. Ao combinar as imagens coloridas de filtros individuais, uma imagem colorida do objeto astronômico pode ser recriada.

Dessa forma, podemos obter uma visão extraordinariamente boa da natureza e da aparência desses objetos.

Foto: ESA/Hubble e Nasa, A. Riess et al. (agradecimento: M. Zamani)

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo