São João virtual: Balaio de Sotaques ganha novo formato

Shows, lives, videoperformances, debates, espetáculos de dança, contações de histórias e oficinas fazem parte da agenda, de 9 a 24 de junho.

A festança de São João em 2021 continua suspensa devido à pandemia de covid, mas a celebração mais tradicional do Maranhão ganha um novo formato: virtual. E o Balaio de Sotaques, um dos maiores arraiais de São Luís, entrou no ritmo e preparou uma animada programação com apresentações musicais, lives, videoperformances, debates, espetáculos de dança, contações de histórias e oficinas, que ocorre de 9 a 24 de junho, nas redes sociais.

Pode preparar o mingau de milho que não vai faltar programação junina para você matar a saudade do São João no mês de junho. Valorizando as tradições e fazendo um passeio pela rica cultura do Maranhão, o Serviço Social do Comércio (Sesc) está com uma agenda diversificada, que inclui cinco lives, duas oficinas, cinco vídeos e duas contações de histórias.

São João virtual: Balaio de Sotaques ganha novo formato

Quem almoça no Sesc Deodoro e Sesc Turismo também será presenteado com os ritmos e músicas que fazem do São João umas das festas mais animadas. Ao todo estão agendas cinco apresentações: Roberto Ricci, Fátima Passarinho, Darlan (cantador do Boi da Maioba), show Balaiada na visão do oprimido e Vicente Melo.

Lives

A live Debate de abertura do projeto Balaio de Sotaques, realizada nesta quarta-feira (9), convida o público a dialogar sobre Memória Social e Patrimônio Cultural, considerando o novo cenário e entendendo a importância da preservação e valorização de bens materiais e imateriais.

No dia 19 de junho a segunda edição do Balaio em Live apresenta ao público toda beleza e tradição do Boi de Orquestra Nina Rodrigues, que resgata e valoriza acontecimentos históricos através da poesia, dança e suas indumentárias.

Oficinas

A oficina de Elaboração de roteiro e criação de vídeos, ministrada por Nayra Albuquerque, tem como objetivo contribuir para elaboração de roteiros, assim como a criação de vídeo a partir uso de celular, compreendendo a importância do enquadramento, das sonoridades, iluminação e os gêneros narrativos. Será abordada ainda uma breve apresentação sobre edição de vídeo.

As inscrições, gratuitas, vão até 11 de junho, e podem ser feitas pela internet. A oficina ocorre dias 14 e 15, das 14h às 17h, por meio da Google Meet.

Já a oficina Elaboração de portfólio: organização e apresentação do trabalho artístico, ministrada por Letícia Amorim, tem a proposta da oficina é trazer, de forma simplificada, pontos a serem considerados ao longo do processo de elaboração e desenvolvimento de portfólios artísticos e demonstrar na prática, o uso de ferramentas que podem auxiliar nesta organização.

As inscrições também vão até dia 11 de junho, de forma gratuita, pela internet. Os encontros, via Google Meet, ocorrem em 16 e 17 de junho, das 14h às 17h.

Balaio de Sotaques

O projeto Balaio de Sotaques consiste no desenvolvimento de ações educativas e culturais, que visam à promoção, difusão e valorização da diversidade cultural do Estado e fortalecendo o Patrimônio Cultural e a Memória Social do Maranhão.

Outras informações sobre a programação e oficinas podem ser obtidas pelos telefones (98) 3216-3860 e (98) 98893-0344 (WhatsApp)

Com informações do Sesc / Foto: Karl Leite/Sesc (divulgação)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais