Aberta temporada de observação de baleias-jubarte

Cruzeiros de observação de baleias ocorrem a partir deste mês de julho, segundo projeto Amigos da Jubarte.

As baleias-jubarte finalmente chegaram em águas capixabas para começar o seu ciclo de reprodução: cerca de 20 mil baleias passarão pelo litoral do Espírito Santo para reproduzir e amamentar seus filhotes. E pesquisadores do Jubarte.LAB/Amigos da Jubarte garantem que a temporada 2021 vai ser emocionante: os cruzeiros de observação de baleias-jubarte ocorrem a partir desta sexta-feira, 2 de julho.

A Megaptera novaeangliae, popularmente chamada de baleias-jubarte, é uma espécie de baleia mundialmente conhecida por suas acrobacias e atividade 'aérea' nos diversos comportamentos realizados fora d'água. Tais comportamentos proporcionaram aos turistas de observação de baleias um espetáculo. 

Aberta temporada de observação de baleias-jubarte

Após uma hora de barco mar adentro, saindo da capital Vitória, já é possível observar as primeiras baleias. Além delas, no passeio de observação turístico é possível encontrar uma grande biodiversidade, como tartarugas, golfinhos, aves marinhas e uma variedade de peixes. Interessados em participar dos cruzeiros de observação podem garantir suas vagas por meio do portal Quero Ver Baleia, que, desde 2016, facilita o acesso dos turistas às agências de turismo certificadas - até hoje, mais de 2 mil turistas usaram o serviço.

Aberta temporada de observação de baleias-jubarte

As agências parceiras são credenciadas e capacitadas para tornar o passeio de observação de baleias-jubarte uma atividade com segurança para os turistas e também dos animais marinhos. Os projetos Amigos da Jubarte e Golfinhos do Brasil capacitam, certificam e monitoram as agências de turismo parceiras que comercializam os cruzeiros marítimos, garantindo o cumprimento das normas determinadas pela Capitania dos Portos, bem como da legislação de proteção aos cetáceos vigente no Brasil.

Neste ano, por causa da pandemia de covid, todos os passeios serão realizados seguindo protocolo de segurança sanitária, com uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e a medição de temperatura ao entrar nas embarcações.

Com informações do projeto Amigos da Jubarte / Fotos: Leonardo Merçon e Bruna Rezende/Amigos da Jubarte (divulgação)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.