Ariane 5 lança satélite de telecomunicações reprogramável pioneiro

Equipamento pode responder às novas demandas de transmissão de dados e comunicações seguras durante sua vida útil de 15 anos.

O consórcio espacial europeu Arianespace lançou, na noite dessa sexta-feira (30), do espaçoporto europeu em Kourou - Guiana Francesa -, o foguete Ariane 5, com dois satélites de telecomunicações Star One D2 e ​​Eutelsat Quantum. A entrega em suas órbitas de transferência planejadas foi feita com sucesso, numa missão que durou 37 minutos, a 110ª missão do Ariane 5.

Pesando pouco mais de seis toneladas, o Star One D2 é propriedade da Maxar e operado pela brasileira Embratel. Ele vai fornecer cobertura de internet banda larga para regiões da América do Sul e Central, com vida útil de 15 anos.

Ariane 5 lança satélite de telecomunicações reprogramável pioneiro

Já o Eutelsat Quantum, desenvolvido no âmbito de um projeto de parceria da ESA - a agência espacial europeia - com a operadora de satélite Eutelsat e a Airbus, é o primeiro satélite comercial definido por software totalmente flexível do mundo. Como pode ser reprogramado em órbita, ele pode responder às novas demandas de transmissão de dados e comunicações seguras durante sua vida útil de 15 anos. Seus feixes podem ser redirecionados para se moverem quase em tempo real para fornecer informações aos passageiros a bordo de navios ou aviões em movimento. Os feixes também podem ser facilmente ajustados para fornecer mais dados quando a demanda aumentar. O satélite pode detectar e caracterizar quaisquer emissões indesejadas, permitindo que ele responda dinamicamente a interferência acidental ou bloqueio intencional.

Capaz de transportar cargas de 10 toneladas para órbita de transferência geoestacionária e 20 toneladas para órbita baixa da Terra, o Ariane 5 vai ser substituído pela próxima geração do foguete Ariane 6, disponível em duas versões e que terá capacidade de uma ampla gama de missões em qualquer órbita.

Com informações da ESA / Foto: ESA/Cnes/Arianespace

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais