Dupla chama a atenção em foto espetacular do telescópio Hubble

Ambas estão a, aproximadamente, 350 milhões de anos-luz da Terra e fazem parte do enorme aglomerado de Perseus.

Duas coisas chamam sua atenção nesta espetacular imagem, tirada com a Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble: as duas enormes galáxias que flanqueiam os lados esquerdo e direito da imagem. A galáxia à esquerda é uma galáxia lenticular, com um nome para lá de complicado: 2MASX J03193743 + 4137580. Já a galáxia espiral lateral à direita tem um nome mais fácil: UGC 2665.

Ambas estão a, aproximadamente, 350 milhões de anos-luz da Terra e fazem parte do enorme aglomerado de Perseus.

Dupla chama a atenção em foto espetacular do telescópio Hubble

Perseu é uma figura importante na mitologia grega, conhecida por matar Medusa, a Górgona - que é famosa pelo infeliz motivo de ter sido amaldiçoada por ter cobras vivas como cabelo. Dadas as impressionantes credenciais de Perseu, parece apropriado que o aglomerado de galáxias homônimo seja um dos maiores objetos do Universo conhecido, consistindo em milhares de galáxias, apenas algumas das quais são visíveis nessa imagem.

O detalhe maravilhoso na imagem se deve à poderosa resolução e alta sensibilidade do WFC3. O equipamento é sensível à luz visível e infravermelha, portanto, esses são os comprimentos de onda capturados nessa imagem.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, W. Harris (reconhecimento: L. Shatz)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Continua após a publicidade

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante para enriquecer o debate.

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Vagando na Net
Tecnologia do Blogger.