Hubble flagra ‘briga’ de irmãos galácticos

Tripleto disputa verdadeiro ‘cabo de guerra’ gravitacional.

Um tripleto dramático de galáxias ocupa o centro deste registro do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, que captura um verdadeiro 'cabo de guerra' gravitacional de três vias entre galáxias em interação.

Este sistema - conhecido como Arp 195 - é apresentado no Atlas of Peculiar Galaxies, uma lista que mostra algumas das galáxias mais estranhas e maravilhosas do universo.

Hubble flagra briga de irmãos galácticos

Observar o tempo com o telescópio espacial Hubble é algo extremamente valioso. Então, os astrônomos não querem perder um segundo: a programação para observações do Hubble é calculada usando um algoritmo de computador que permite que o equipamento, ocasionalmente, colete instantâneos-bônus de dados entre observações mais longas. Esse é um desses casos.

Observações extras como essas fazem mais do que fornecer imagens espetaculares, elas também ajudam a identificar alvos promissores para acompanhamento com futuros telescópios espaciais, como o próximo telescópio espacial James Webb.

Foto: ESA/Hubble e Nasa, J. Dalcanton

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais