Aneel aprova aumento na conta de luz no Maranhão
Custos com encargos setoriais e aquisição de energia elétrica foram fatores que mais impactaram reajuste.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (24), novas tarifas para a Equatorial Maranhão - concessionária que atende a cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 217 municípios maranhenses. Os índices já passam a valer a partir de sábado (28).
Para consumidores residenciais (B1), o reajuste é de 1,69%; consumidores cativos de baixa tensão em média, 2,23%; consumidores cativos de alta tensão em média, 5,99%; com efeito médio para o consumidor de 2,79%.

Segundo a Aneel, trata-se do resultado da revisão tarifária periódica da empresa - processo que foi tema da consulta pública nº 029/2021. Custos com encargos setoriais e aquisição de energia elétrica foram os fatores que mais impactaram para o resultado.
A diretora-relatora do processo, Elisa Bastos Silva, pontua que "foram utilizadas medidas de redução do efeito tarifário, com destaque para a conta-covid, a reversão das receitas associadas às resoluções 414 e 885, bem como a própria antecipação dos créditos de PIS/Cofins".
Com informações da Aneel / Foto: Ravena Rosa/ABr (acervo)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.