Aneel dá início a campanha de uso consciente de energia elétrica
‘Se desperdiçar, vai faltar’, alerta campanha; objetivo é incentivar consumo consciente na pior crise hídrica dos últimos 90 anos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu início, nesta semana, à primeira fase de uma campanha publicitária de utilidade pública voltada para orientação dos consumidores sobre o uso consciente de energia elétrica. Além da Aneel, apoiam a iniciativa o Ministério de Minas e Energia (MME) e Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Com o mote Energia elétrica: se desperdiçar, vai faltar, a campanha terá peças de divulgação em diversos meios e dicas de consumo consciente publicadas pela internet.

Entre as dicas, estão: uso de lâmpadas LED para a iluminação da casa à noite e uso da luz natural durante o dia, mantendo ligadas somente as lâmpadas essenciais à sua segurança; se usar máquina de lavar, reunir o máximo de roupas para lavagem de uma só vez, assim como o ferro de passar; evitar banhos demorados com chuveiro elétrico, fechando a torneira enquanto se ensaboa; entre outras dicas.
O objetivo é incentivar a população a evitar o desperdício de energia elétrica, em meio ao cenário de escassez hídrica - o pior em 91 anos -, que reduz a produção nas usinas hidrelétricas e aumenta o preço da produção de energia elétrica no país.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.