Aneel dá início a campanha de uso consciente de energia elétrica

‘Se desperdiçar, vai faltar’, alerta campanha; objetivo é incentivar consumo consciente na pior crise hídrica dos últimos 90 anos.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu início, nesta semana, à primeira fase de uma campanha publicitária de utilidade pública voltada para orientação dos consumidores sobre o uso consciente de energia elétrica. Além da Aneel, apoiam a iniciativa o Ministério de Minas e Energia (MME) e Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Com o mote Energia elétrica: se desperdiçar, vai faltar, a campanha terá peças de divulgação em diversos meios e dicas de consumo consciente publicadas pela internet.

Aneel dá início a campanha de uso consciente de energia elétrica

Entre as dicas, estão: uso de lâmpadas LED para a iluminação da casa à noite e uso da luz natural durante o dia, mantendo ligadas somente as lâmpadas essenciais à sua segurança; se usar máquina de lavar, reunir o máximo de roupas para lavagem de uma só vez, assim como o ferro de passar; evitar banhos demorados com chuveiro elétrico, fechando a torneira enquanto se ensaboa; entre outras dicas.

O objetivo é incentivar a população a evitar o desperdício de energia elétrica, em meio ao cenário de escassez hídrica - o pior em 91 anos -, que reduz a produção nas usinas hidrelétricas e aumenta o preço da produção de energia elétrica no país.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais