BepiColombo registra encontro com Vênus

Sonda europeia-japonesa BepiColombo tem como destino Mercúrio; missão científica terá início em 2026.

Uma impressionante sequência divulgada pela agência espacial europeia (ESA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (12), com 89 imagens obtidas pelas câmeras de monitoramento a bordo da sonda europeia-japonesa BepiColombo, com destino a Mercúrio, mostram o encontro da espaçonave com Vênus, em 10 de agosto de 2021.

A sequência inclui imagens de todas as três câmeras de monitoramento, e, durante a fase de cruzeiro, não é possível obter imagens com o conjunto de câmeras de alta resolução. Por isso, as imagens são em preto e branco.

A passagem por Vênus é obrigatória, já que, para chegar ao seu destino, a sonda precisa fazer manobras usando a gravidade dos planetas para corrigir seu curso. As imagens foram capturadas durante o segundo de dois sobrevoos a Vênus, e o terceiro de nove sobrevoos que a espaçonave fará durante toda a missão: durante seu cruzeiro de sete anos ao menor e mais interno planeta do Sistema Solar, a BepiColombo fez um sobrevoo na Terra, dois em Vênus e fará seis em Mercúrio até se ajustar à órbita do planeta. O primeiro sobrevoo a Mercúrio está previsto para ocorrer entre 1º e 2 de outubro de 2021, a uma distância de apenas 200 km.

A órbita-alvo está prevista para ser atingida em 2025, e a missão científica só deve ter início em 2026.

Foto de capa: ESA/BepiColombo/MTM

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais