No coração da Fornalha

NGC 1385, uma galáxia espiral a 68 milhões de anos-luz da Terra, é o destaque nesta imagem da semana do Hubble.

Esta imagem brilhante, feita pelo telescópio espacial Hubble - da Nasa/ESA -, mostra a NGC 1385, uma galáxia espiral a 68 milhões de anos-luz da Terra, que fica na constelação de Fornax, a Fornalha.

A imagem foi obtida com a Wide Field Camera 3 (WFC3), conhecida como a câmera robusta do Hubble. O equipamento foi instalado em 2009, quando os astronautas visitaram o telescópio espacial pela última vez; 12 anos depois, continua extremamente produtivo. 

No coração da Fornalha

A casa de NGC 1385 - a constelação de Fornax - não tem o nome de um animal ou de um deus antigo, como muitas das outras constelações. Fornax é simplesmente a palavra latina para fornalha. A constelação foi batizada assim por Nicolas-Louis de Lacaille, um astrônomo francês nascido em 1713.

Lacaille nomeou 14 das 88 constelações que ainda são reconhecidas hoje. Ele parece ter tido uma tendência a nomear constelações com base em instrumentos científicos, incluindo Atlia (a bomba de ar), Norma (a régua, ou esquadro) e Telescopium (o telescópio).

Foto: ESA/Hubble & Nasa, J. Lee and the Phangs-HST Team

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais