Turquia: satélite mostra rastro de fumaça de incêndios

País tem lutado contra incêndios florestais desde a semana passada; onda de calor na Europa deve continuar nos próximos dias.

Capturada pela missão Copernicus Sentinel-3 em 30 de julho, esta imagem mostra a fumaça saindo de vários incêndios ao longo da costa sul da Turquia, que tem lutado contra incêndios florestais desde a semana passada.

No fim de semana, turistas e moradores tiveram que ser retirados de Bodrum e Marmaris, com alguns fugindo de barco enquanto as chamas se aproximavam da costa.

Turquia: satélite mostra rastro de fumaça de incêndios

O sudeste da Europa tem experimentado temperaturas extremamente altas: na Grécia, a temperatura chega a quase 50°C; Espanha e Itália também registram incêndios.

A onda de calor deve continuar nos próximos dias, dizem meteorologistas, e pode se tornar a mais severa desde os Anos 1980, o que levou o acionamento do Serviço de Mapeamento de Emergência Copernicus que usa dados de satélites para ajudar na resposta a desastres como incêndios florestais e inundações.

Foto: Copernicus Sentinel/ESA, via Fotos Públicas

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, no Twitter, no Pinterest, no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais