Ariane 5 bate novo recorde em lançamento mais recente
Veículo colocou em órbita dois satélites de comunicação, SES-17 e Syracuse-4A; desempenho solicitado foi de 11,21 t, um marco inédito.
Em seu voo VA255, ocorrido no fim da noite desse sábado (23) a partir da Guiana Francesa, o foguete europeu Ariane 5 - que entregou à órbita dois satélites de comunicação, SES-17 e Syracuse-4A - estabeleceu um novo recorde. Em sua 111ª missão, que durou 38 minutos, o desempenho solicitado para este lançamento foi de 11,21 toneladas - marco inédito para o veículo.
"Para este lançamento, aumentamos o volume da carenagem do Ariane 5, anexando um cilindro de elevação de 1,5 metro para acomodar os dois satélites. O desenvolvimento e qualificação desta adaptação foi financiado pela ESA (agência espacial europeia). O lançamento de hoje, de 11,2 toneladas, para a órbita de transferência geoestacionária é um desempenho recorde para o Ariane 5", disse Daniel de Chambure, chefe interino da ESA para adaptação e missões futuras do Ariane 5.
O SES-17 - com massa de 6,41 toneladas, que fornecerá cobertura de banda larga nas Américas, no Caribe e no Oceano Atlântico e é otimizado para a aviação comercial - foi liberado primeiro; e o Syracuse-4A - com 3,85 toneladas e que fornecerá comunicações seguras entre as forças armadas destacadas e também apoiará a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e operações lideradas pela Europa - foi lançado cerca de dois minutos depois em direção à sua própria órbita. Ambos os satélites têm vida útil projetada de cerca de 15 anos.
"O Ariane 5 demonstra melhoria contínua a cada lançamento. O sucesso de hoje do lançamento VA255 e o sucesso do VA254 em julho passado foram cruciais para avançar para o lançamento do Ariane 5 em dezembro carregando o telescópio espacial James Webb", comenta Daniel Neuenschwander, diretor de transporte espacial da ESA.
Com informações da ESA / Foto: ESA/Cnes/Arianespace
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.