Cibercriminosos usam app sobre Round 6 para propagar malware

Eles estão se aproveitando da popularidade da série da Netflix para propagar o trojan Joker, por meio de apps que oferecem fundos de tela da série.

Se você é fã da série Round 6 (Squid Game), da Netflix, e baixou algum aplicativo que oferece fundos de tela para celular, cuidado: seus dados podem estar em perigo. O pesquisador de segurança Lukas Stefanko, da companhia de segurança da informação Eset, confirmou a existência de um aplicativo falso para Android, disponível na Google Play - loja oficial de aplicativos do sistema -, com o nome de Squid Game Wallpaper 4K HD que promete diversos fundos de tela da série, mas, na verdade, instala o cavalo de troia, ou trojan, Joker no dispositivo.

A descoberta do falso aplicativo foi feita por um usuário do Twitter, que compartilhou a descoberta com o pesquisador e alguns meios de comunicação. Embora o aplicativo já tenha sido removido pela Google, ele chegou a apresentar mais de 5 mil downloads antes de sua remoção. Segundo Stefanko, o download do trojan Joker provavelmente resulta na assinatura de serviços SMS premium ou na implementação de publicidade falsa no telefone da vítima.

Cibercriminosos usam app sobre Round 6 para propagar malware

O pesquisador da Eset alerta que existem mais 200 aplicativos disponíveis na Google Play relacionados à série Round 6, e o app que conta com o maior número de downloads registra mais de um milhão de instalações em apenas 10 dias. "Parece que a popularidade da série representa uma grande oportunidade de ganhar dinheiro com aplicativos que exibem publicidade", acrescentou Stefanko, algo que aconteceu também com jogos e aplicativos populares, como Pokémon Go, Fortnite, Clubhouse, Cyberpunk 2077, entre outros.

Quanto ao Joker, trata-se de uma das famílias de malware mais ativas no ecossistema Android, capaz de realizar várias ações no dispositivo da vítima, como ler mensagens de texto, assinar serviços pagos em sites ou instalar spywares.

Com informações da Eset / Foto: Netflix

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais