Dívidas afetam 255 mil famílias em São Luís, diz Fecomércio-MA
Famílias com maior poder aquisitivo têm apresentado aumento do nível de endividamento, que segue em patamar elevado na capital: 82,3%.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) aponta que, em setembro de 2021, e pelo sexto mês seguido, o percentual de famílias de São Luís endividadas registrou queda - de 2,6% em comparação a agosto e de 7% em relação a janeiro -, mas ainda permanece em patamar bastante elevado: 82,3% das famílias ludovicenses - a média de outras capitais brasileiras é de 74% -, afetando o orçamento de 255 mil delas. O principal vilão continua sendo o cartão de crédito, com 71,4% das dívidas.
A redução do endividamento familiar, segundo a Fecomércio-MA, não se deve pelo aumento do nível de renda mas, sim, da diminuição do nível de consumo familiar que tem desacelerado o endividamento local, cenário já apresentado na Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de setembro, que ainda segue na zona de pessimismo.
Famílias que vivem com até 10 salários-mínimos têm reduzido seu nível de endividamento ao longo de 2021, tendo cada vez mais capacidade de quitar as dívidas em atraso. Para o mês de setembro, 8,5% delas declararam não ter condições de pagar suas contas atrasadas. Já aquelas com renda superior a 10 salários-mínimos têm apresentado um aumento do nível de endividamento, puxado pelo crescente custo de vida sem a redução do nível de consumo, o que, segundo a federação, tem levado o indicador geral de endividamento a permanecer acima dos 80% em São Luís.
Mesmo nesta conjuntura, o custo do endividamento pode reduzir nos próximos meses, segundo analisa o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva. "O custo do crédito pessoal tem estabilizado nestes meses de 2021, e com queda dos 'juros ao consumidor', é possível melhorar o nível de consumo local, com a retomada econômica gradual", diz.
Com informações da Fecomércio-MA
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.