Feriados do Servidor Público e Finados alteram rotina em São Luís
Prefeitura e Alema transferiram feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira (29); atividades essenciais ficam mantidas.
A Prefeitura de São Luís, por meio do Decreto nº 57.280 de 26 de outubro de 2021, transferiu o feriado do dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público) para o dia 29 de outubro (sexta-feira); e decretou, ainda, ponto facultativo no dia 1° de novembro (segunda-feira), véspera do feriado de Finados. Na cidade, ficam mantidas apenas as atividades essenciais.
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), por meio da Resolução Administrativa n º 697/2021, também transferiu o feriado de 28 (quinta-feira) para 29 de outubro. Além disso, também decretou ponto facultativo no dia 1º de novembro no âmbito do Poder Legislativo do Estado.
Já o Governo do Maranhão alterou o calendário oficial de feriados e determinou ponto facultativo no dia 1º de novembro, segunda-feira, em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro; portanto, na véspera do Dia de Finados. Os trabalhos nas repartições públicas estaduais seguem normalmente no dia 28 e, nos dias 1º e 2 de novembro, não haverá expediente.
Comércio
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), lojas de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem funcionar no Dia de Finados das 8h às 18h, e as lojas de shopping centers das 10h às 22h.
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente bancário na terça-feira, 2 de novembro, Dia de Finados. Ainda assim, áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês podem ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (3).
Foto: Carlos Pereira/Secap (acervo)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.