Feriados do Servidor Público e Finados alteram rotina em São Luís

Prefeitura e Alema transferiram feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira (29); atividades essenciais ficam mantidas.

A Prefeitura de São Luís, por meio do Decreto nº 57.280 de 26 de outubro de 2021, transferiu o feriado do dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público) para o dia 29 de outubro (sexta-feira); e decretou, ainda, ponto facultativo no dia 1° de novembro (segunda-feira), véspera do feriado de Finados. Na cidade, ficam mantidas apenas as atividades essenciais.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), por meio da Resolução Administrativa n º 697/2021, também transferiu o feriado de 28 (quinta-feira) para 29 de outubro. Além disso, também decretou ponto facultativo no dia 1º de novembro no âmbito do Poder Legislativo do Estado.

Feriados do Servidor Público e Finados alteram rotina em São Luís

Já o Governo do Maranhão alterou o calendário oficial de feriados e determinou ponto facultativo no dia 1º de novembro, segunda-feira, em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro; portanto, na véspera do Dia de Finados. Os trabalhos nas repartições públicas estaduais seguem normalmente no dia 28 e, nos dias 1º e 2 de novembro, não haverá expediente.

Comércio

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), lojas de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem funcionar no Dia de Finados das 8h às 18h, e as lojas de shopping centers das 10h às 22h.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente bancário na terça-feira, 2 de novembro, Dia de Finados. Ainda assim, áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês podem ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (3).

Foto: Carlos Pereira/Secap (acervo)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais