Mais de 60% dos jogadores mobile trocarão de celular em um ano, indica pesquisa

Análise encomendada por plataforma de streaming também apresenta características dos smartphones favoritas deste público.

Uma pesquisa realizada pela plataforma de streaming de jogos Nimo TV revela que 61% dos jogadores de games mobile no Brasil pretendem trocar de celular em um ano; 93% dos entrevistados, no entanto, consideram o preço de aparelhos celulares no país muito elevado.

Entre os dias 3 e 4 de setembro de 2021, mais de quatro mil pessoas foram consultadas: 54% deste total considera seu atual smartphone bom para games, ou seja, as exigências de performance são atendidas para a maioria deste público; 51% disseram possuir um celular com até 4 GB de memória RAM, quando 49% disseram possuir configuração mais avançada neste sentido.

Mais de 50% dos jogadores mobile trocarão de celular em um ano, indica pesquisa

Entre os modelos de celulares mais utilizados e citados neste momento, estão Motorola G8, Samsung Galaxy A10, Samsung Galaxy J2, Samsung Galaxy J7 e LG K12. 67% dos jogadores afirmaram ter o smartphone como principal plataforma de jogos on-line.

"É muito interessante observarmos o tipo de aparelho e as caraterísticas dos celulares dos jogadores de hoje no Brasil, afinal este aspecto fala muito sobre quem são eles e o que esperam do dispositivo e dos jogos desenvolvidos para esta plataforma", destaca Rodrigo Russano Dias, head de PR e social media na Nimo TV Brasil. "Além disso, é surpreendente saber que em um ano, mais da metade destes jogadores pretendem trocar de celular, o que impacta diretamente no mercado de smartphones e no desenvolvimento de games que, seguindo a tendência, devem mirar cada vez mais nesta plataforma. Muitos desses usuários buscam trocar de celular justamente para rodar os jogos da melhor forma possível", completa.

Free Fire é o favorito dos gamers no Brasil

A pesquisa mostra ainda que 63% dos entrevistados possuem até três jogos instalados em seus aparelhos celulares, contra 37% que jogam mais de três jogos na plataforma. Entre os títulos mais citados, estão: Free Fire, Roblox, Clash Royale, Subway Surfers e Among Us.

Com informações da Nimo TV/Sing Comunicação

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais