Toalhas de banho têm prazo de validade? A resposta vai te surpreender

Elas são bastante expostas à umidade, calor e a bactérias; uma boa lavagem basta ou será que elas têm vida útil?

Muitos itens fazem parte da nossa rotina e, tomados por ela, geralmente não nos damos conta de que eles têm uma vida útil. As toalhas de banho, por exemplo: expostas à umidade, calor e a bactérias; será que uma boa lavagem basta ou será que elas têm prazo de validade?

"Normalmente as toalhas ficam dentro dos banheiros, o que acaba por expor o tecido a intempéries que o degradam, isso sem contar com as bactérias. O banheiro é uma das áreas mais suscetíveis à proliferação de microrganismos como fungos, ácaros e bactérias de uma casa. A toalha ali presente se torna um abrigo propício para o acúmulo deles. Por mais que sejam feitas lavagens constantes, chega um momento em que não é mais indicado a higienização e sim a troca", comenta José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia.

Toalhas de banho têm prazo de validade? A resposta vai te surpreender

Toalhas de banho têm, sim, uma vida útil, um prazo de validade que varia entre um a três anos, no máximo, se usadas constantemente e com lavagens regulares - que devem ser feitas, pelo menos, uma vez por semana -, assinala o especialista.0

"Quando nos secamos a toalha absorve algumas impurezas do nosso corpo, como células mortas da pele, fios de cabelos, entre outros resíduos, isso faz com que haja um acúmulo de microrganismos, com o passar do tempo e por mais que tenhamos a ideia de sairmos limpos do banho, a toalha precisa ser higienizada corretamente", completa Previero.

Veja, abaixo, algumas dicas de como higienizar e cuidar das toalhas de banho

Lavar ao comprar

Essa regra é primordial, muitas toalhas ficam expostas ao toque nas lojas, sem contar que algumas marcas usam uma goma para que as peças fiquem bem alinhadas nas prateleiras, portanto é fundamental lavar antes de colocar à disposição.

Não lavar com excesso de sabão

Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de sabão não contribui para uma melhor higienização e ele é um dos grandes responsáveis para que o tecido fique duro, uma vez que o acúmulo de resíduo obstrui as fibras tornando-o menos suave e impedindo a melhor absorção de água.

Secar sempre à sombra

O sol direto no tecido, assim como o calor danificam as fibras que acabam por enrugar e ressecar a toalha, deixando-a áspera. A incidência de raios solares contribui com o desbotamento da cor.

Não passar

Todo mundo gosta do aspecto do tecido esticado e alinhado, seja para ficar no banheiro ou armazenado no armário. Porém o ferro de passar muitas vezes queima as fibras e o calor prejudica a qualidade do produto. Quando se trata de toalhas com tecidos mais delicados como as de algodão egípcio, o resultado é terrível.

Lavar separadamente

Nunca misture toalhas com outros tecidos como lençóis e roupas. As toalhas costumam soltar pequenos fiapos que grudam nos outros artigos, assim como as impurezas presentes. Também é recomendável separar por cores para evitar manchas.

Higienizar com água fria

Assim como o sol e o ferro ressecam o tecido, a água quente também causa esse efeito, portanto sempre lave com água fria. Outro fator importante é prestar a atenção na recomendação da etiqueta do fabricante, depois escolha o ciclo certo na máquina, sem ser leve ou pesado de mais.

Com informações da Quality Lavanderia/Press à Porter

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais