Centro-sul do Maranhão tem alerta sobre perigo de chuvas intensas

Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva acumulada entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos e outros riscos potenciais.

#RadarMA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu, neste domingo (28), alerta sobre o perigo de ocorrer chuvas intensas nas regiões oeste, central, leste e sul do Maranhão - veja a lista completa de municípios afetados. O alerta é válido até o meio-dia desta segunda-feira (29).

Segundo o Inmet, há riscos potenciais de chuva acumulada entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Centro-sul do Maranhão tem alerta sobre perigo de chuvas intensas

Já o norte do Maranhão, há um aviso de perigo potencial para chuvas intensas, válido até as 11h de amanhã, podendo, nas cidades afetadas, ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou de descargas elétricas.

Instruções de segurança

Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e obter mais informações junto com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (193).

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais