Maranhão registra aumento de queimadas em outubro

Entre setembro e outubro, número de focos identificados pelo Inpe aumentou 25%; valor ainda é menor que a média esperada para o mês.

O Maranhão voltou a registrar aumento no número de queimadas e incêndios florestais em outubro. No período foram identificados 3,06 mil focos no Estado, contra 2,46 mil em setembro. Os dados são do Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Trata-se de um aumento de quase 25% no período. Comparado à média para o mês de outubro, no entanto, os focos identificados por imagens de satélites são cerca de 60% da quantidade esperada para o mês, que é de 5,07 mil.

Outubro costuma ser o segundo mês com maior volume de queimadas e incêndios florestais registrados no ano, atrás somente de setembro, que costuma contabilizar 5,36 mil focos em média.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais