NGC 1317: uma de um par

Hubble contempla galáxia espiral a mais de 50 milhões de anos-luz da Terra; vizinha maior e turbulenta, NGC 1316, está fora do seu campo de visão.

Nesta imagem, o telescópio espacial Hubble contempla a galáxia espiral NGC 1317 na constelação de Fornax - ou Fornalha -, a mais de 50 milhões de anos-luz da Terra. Ela faz parte de um par, mas a vizinha maior e turbulenta, a NGC 1316, está fora do campo de visão do Hubble.

Apesar da ausência de sua galáxia vizinha, NGC 1317 é acompanhada no registro por dois objetos de partes muito diferentes do Universo: o ponto brilhante circundado por um padrão cruzado é uma estrela de nossa própria galáxia cercada por picos de difração, enquanto a mancha alongada mais vermelha é uma galáxia distante situada muito além de NGC 1317.

NGC 1317: uma de um par

Os dados apresentados nessa imagem são de uma vasta campanha de observação de centenas de observações da Wide Field Camera 3 e da Advanced Camera for Surveys do Hubble: combinadas com dados do Atacama Large Millimeter Array (Alma), no Chile, essas observações ajudam os astrônomos a mapear as conexões entre vastas nuvens de gás frio e as estrelas jovens e ferozmente quentes que se formam dentro delas. A sensibilidade incomparável do Alma em comprimentos de onda longos identificou vastos reservatórios de gás frio em todo o Universo local, e a visão nítida do Hubble localizou aglomerados de estrelas jovens , assim como mediu suas idades e massas. 

Foto: ESA/Hubble e Nasa, J. Lee e equipe Phangs-HST

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais