NGC 1317: uma de um par
Hubble contempla galáxia espiral a mais de 50 milhões de anos-luz da Terra; vizinha maior e turbulenta, NGC 1316, está fora do seu campo de visão.
Nesta imagem, o telescópio espacial Hubble contempla a galáxia espiral NGC 1317 na constelação de Fornax - ou Fornalha -, a mais de 50 milhões de anos-luz da Terra. Ela faz parte de um par, mas a vizinha maior e turbulenta, a NGC 1316, está fora do campo de visão do Hubble.
Apesar da ausência de sua galáxia vizinha, NGC 1317 é acompanhada no registro por dois objetos de partes muito diferentes do Universo: o ponto brilhante circundado por um padrão cruzado é uma estrela de nossa própria galáxia cercada por picos de difração, enquanto a mancha alongada mais vermelha é uma galáxia distante situada muito além de NGC 1317.
Os dados apresentados nessa imagem são de uma vasta campanha de observação de centenas de observações da Wide Field Camera 3 e da Advanced Camera for Surveys do Hubble: combinadas com dados do Atacama Large Millimeter Array (Alma), no Chile, essas observações ajudam os astrônomos a mapear as conexões entre vastas nuvens de gás frio e as estrelas jovens e ferozmente quentes que se formam dentro delas. A sensibilidade incomparável do Alma em comprimentos de onda longos identificou vastos reservatórios de gás frio em todo o Universo local, e a visão nítida do Hubble localizou aglomerados de estrelas jovens , assim como mediu suas idades e massas.
Foto: ESA/Hubble e Nasa, J. Lee e equipe Phangs-HST
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.