Pós-pandemia: pesquisa revela hábitos de higiene que brasileiros vão manter

Grande parte dos entrevistados vai seguir lavando as mãos regularmente após tocarem em algo ou alguém; uso do álcool em gel é 2º hábito mais citado.

Há quase dois anos, a pandemia de covid mudou nossos hábitos de higiene: além da máscara, lavar as mãos e uso do álcool em gel passaram a ser recomendação essencial para evitar a contaminação. E muitos brasileiros pretendem seguir adotando essas medidas mesmo após o fim da pandemia.

Uma pesquisa recente feita pela Xlear ouviu 600 brasileiros: a maioria planeja continuar lavando as mãos regularmente após tocar em algo ou alguém. O uso do álcool em gel foi citado por metade dos entrevistados durante a pesquisa.

Pós-pandemia: pesquisa revela hábitos de higiene que brasileiros vão manter

Hábitos como evitar tocar no nariz, olhos e boca sem antes lavar as mãos também mostram que o brasileiro segue preocupado com as recomendações das autoridades sanitárias para evitar a disseminação do vírus Sars-CoV-2 e suas variantes.

Hábitos de higiene os brasileiros pretendem manter após a pandemia de covid

Lavar as mãos sempre que tocar em algo ou alguém 64,2%
Ter sempre à mão o álcool em gel 50,2%
Evitar tocar no nariz e nos olhos sem ter as mãos limpas 44,3%
Evitar colocar as mãos na boca 36,2%
Lavar o nariz 17,4%

"Esses dois conceitos são muito simples que, embora os entendamos como importantes hoje, levaram centenas de anos para serem adotados. Sinto que devemos trazer à tona a importância dos hábitos de higiene e começar a aplicá-los no nosso dia-a-dia e espero que não demore muito para as pessoas perceberem o quanto é essencial", diz o diretor-executivo da Xlear, Nathan Jones.

E um dado curioso da pesquisa: os entrevistados foram indagados sobre hábitos de higiene em geral, por exemplo, ao tomar banho; não surpreendentemente, os brasileiros parecem ter um foco maior em higiene, já que mais de 88% tomam pelo menos um banho por dia e 60% tomam mais de um banho por dia.

Com informações da Xlear/Sherlock Communications

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais