São Luís registra volume de chuva sete vezes maior que o esperado para outubro

Em Imperatriz, no sudoeste do Estado, choveu pouco mais que o dobro do que o esperado o mês; dados são do Inmet.

São Luís registrou, em outubro, 32,8 mm de chuva, quase sete vezes mais do que a média climatológica referente aos volumes catalogados entre 1981 e 2010 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é de 4,7 mm para o mês.

Imperatriz, no sudoeste do Estado, registrou pouco mais que o dobro do esperado para o mês de outubro (70,8 mm): choveu 189,9 mm no período. Já em Balsas, no sul do Maranhão, a precipitação foi ligeiramente dentro da média (98 mm): 94,4 mm.

São Luís registra volume de chuva sete vezes maior que o esperado para outubro

Segundo o Boletim Agroclimatológico publicado pelo Inmet, o prognóstico agroclimático até o fim de dezembro é de chuvas acima da média histórica na região Nordeste como um todo, mas as temperaturas do ar devem predominar próximas e acima da média e a previsão do balanço hídrico no solo indica o predomínio de deficit hídrico no solo na parte central e norte da região, com redução dos valores à medida que avança para o fim do ano.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais