São Luís registra volume de chuva sete vezes maior que o esperado para outubro
Em Imperatriz, no sudoeste do Estado, choveu pouco mais que o dobro do que o esperado o mês; dados são do Inmet.
São Luís registrou, em outubro, 32,8 mm de chuva, quase sete vezes mais do que a média climatológica referente aos volumes catalogados entre 1981 e 2010 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é de 4,7 mm para o mês.
Imperatriz, no sudoeste do Estado, registrou pouco mais que o dobro do esperado para o mês de outubro (70,8 mm): choveu 189,9 mm no período. Já em Balsas, no sul do Maranhão, a precipitação foi ligeiramente dentro da média (98 mm): 94,4 mm.
Segundo o Boletim Agroclimatológico publicado pelo Inmet, o prognóstico agroclimático até o fim de dezembro é de chuvas acima da média histórica na região Nordeste como um todo, mas as temperaturas do ar devem predominar próximas e acima da média e a previsão do balanço hídrico no solo indica o predomínio de deficit hídrico no solo na parte central e norte da região, com redução dos valores à medida que avança para o fim do ano.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.