Telescópio Hubble faz duplo registro incrível

Duas estrelas proeminentes, na frente da galáxia UGC 11537, são intrusas de dentro da própria Via Láctea.

Este registro feito pelo telescópio espacial Hubble mostra uma visão de ponta da majestosa galáxia espiral UGC 11537. O equipamento capturou os braços espirais enrolados ao redor do coração da galáxia em comprimentos de onda infravermelho e visível, mostrando tanto as faixas brilhantes de estrelas quanto as nuvens escuras de poeira que se espalham pela galáxia

UGC 11537 está a 230 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Aquila, e fica perto da faixa estrelada da nossa Via Láctea, o que fez com que, em primeiro plano, estrelas da nossa própria galáxia entrassem na imagem - as duas estrelas proeminentes, na frente de UGC 11537, são intrusas de dentro da Via Láctea.

Telescópio Hubble faz duplo registro incrível

A imagem veio de um conjunto de observações destinadas a ajudar os astrônomos a 'pesar' buracos negros supermassivos em galáxias distante: a combinação das observações e dados de telescópios terrestres permitiu aos astrônomos fazer modelos detalhados da massa das estrelas nessas galáxias, o que por sua vez ajuda a determinar a massa dos buracos negros supermassivos.

Foto: ESA/Hubble e Nasa, A. Seth

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e enriqueça o debate. Siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais