Hubble capta visão lateral de galáxia espetacular
NGC 3568 é uma galáxia espiral barrada a, aproximadamente, 57 milhões de anos-luz da Via Láctea, na constelação de Centaurus.
Nesta imagem, o telescópio espacial Hubble captura uma visão lateral de NGC 3568, uma galáxia espiral barrada a, aproximadamente, 57 milhões de anos-luz da Via Láctea, na constelação de Centaurus.
Em 2014, a luz de uma enorme explosão em NGC 3568 atingiu a Terra, resultado da morte de uma estrela massiva. Enquanto a maioria das descobertas astronômicas são o trabalho de equipes de astrônomos profissionais, a supernova foi descoberta por astrônomos amadores do Backyard Observatory Supernova Search, na Nova Zelândia.
Essa observação do Hubble vem de um tesouro de dados construído para preparar o caminho para a ciência futura com o próximo telescópio espacial James Webb: ao combinar observações terrestres com dados de equipamentos do Hubble, os astrônomos construíram um precioso acervo de dados sobre as conexões entre as estrelas jovens e as nuvens de gás frio em que se formam.
Um dos principais objetivos científicos do James Webb é explorar o ciclo de vida das estrelas, em especial como e onde elas nascem; como ele vai observar em comprimentos de onda infravermelhos, o telescópio espacial será capaz de examinar através das nuvens de gás e poeira em berçários estelares.
Foto: ESA/Hubble e Nasa, M. Sun
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.