IPVA 2022: veja o calendário de pagamento no Maranhão

Contribuinte que optar por pagamento parcelado também terá desconto de 20% no valor do IPVA, garante Sefaz.

Seu Bolso

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do Maranhão divulgou o calendário de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022. O prazo vai até maio, dependendo do final de placa e da forma de pagamento. Por meio da portaria nº 592/2021, a Sefaz ampliou o desconto de 20% para o pagamento à vista ou parcelado, em três cotas; ou seja, todos os contribuintes terão o benefício, independente da forma de pagamento que irão optar.

O IPVA 2022 vem com a expectativa de aumento em vários Estados, inclusive no Maranhão, porque decorre do aumento nos preços dos veículos automotores - com alta da inflação, dólar e falta de suprimentos para a indústria automobilística, os preços dos veículos novos, e também dos usados, subiram. A Sefaz esclarece que não houve qualquer aumento de alíquota ou alteração na sistemática para o cálculo do IPVA 2022.

IPVA 2022: veja o calendário de pagamento no Maranhão

A consulta dos valores pode ser feita nas páginas eletrônicas da Sefaz e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na internet. O pagamento do IPVA 2022 no Maranhão pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas, do Bradesco e Banco do Brasil e respectivos correspondentes.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 no Maranhão

Foto: Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais