Lançamento do telescópio James Webb é adiado

Equipe em problema de comunicação entre observatório e sistema do Ariane 5; previsão preliminar é para véspera de Natal, 24 de dezembro.

A equipe do telescópio espacial James Webb - que vai complementar as descobertas feitas pelo telescópio espacial Hubble - está trabalhando em um problema de comunicação entre o observatório e o sistema do Ariane 5, foguete que vai colocar o equipamento em órbita. Com isso, o lançamento, que estava previsto para este sábado (11), foi adiado - preliminarmente - para a véspera de Natal, 24 de dezembro, sexta-feira.

O lançamento ocorre do complexo europeu instalado na Guiana Francesa. O Webb já foi içado a cerca de 40 m de altura e manobrado ao topo do Ariane 5. O próximo passo é encapsular o Webb dentro da carenagem especialmente adaptada do foguete.

Lançamento do telescópio James Webb é adiado

O telescópio espacial James Webb será o maior e mais poderoso telescópio já lançado ao espaço. Como parte de um acordo de colaboração internacional, a agência espacial europeia (ESA) fornece o serviço de lançamento do telescópio usando o veículo lançador Ariane 5. Webb é uma parceria internacional entre a ESA, a agência espacial americana (Nasa) e a agência espacial canadense (CSA).

Com informações da ESA / Foto: ESA

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário