Sesc recebe mostra ‘Revivescência’, de Neópolo de Paula Barros

Artista dialoga com questões ambientais; ao todo, exposição reúne 57 peças do acervo.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão abre a agenda 2022 de trabalhos artísticos com a exposição Revivescência. A mostra é uma homenagem póstuma ao talento de Neópolo de Paula Barros e fica em cartaz de 20 janeiro a 25 de fevereiro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sala Sesc de Exposições - Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, no bairro Renascença, em São Luís. O artista dialoga com as questões ambientais e, por meio da coleta de diferentes materiais, criou minitelas em temas bem variados. Na exposição o público poderá contemplar 57 peças desse acervo.

Neópolo de Paula Barros tinha grande consciência ambiental, coletava diversos materiais no seu ambiente e os transformava em suportes para as suas produções artísticas. Deste modo, ele não somente contribuía com a preservação ambiental como também doava os seus trabalhos artísticos, possibilitando a socialização de bens culturais a terceiros, que em teoria não tinham condições ou hábitos de consumir obras de arte.

Sesc recebe mostra ‘Revivescência’, de Neópolo de Paula Barros

Utilizando diferentes suportes como madeira, papelão, isopor, pedra e compensado, seus temas também eram bem variados. Ele tinha muita criatividade, mas nos últimos dois anos de vida, devido aos seus problemas cardíacos e de pressão alta, diminuiu o ritmo de produção, falecendo no dia 4 de agosto de 2016, deixando centenas de obras, algumas em coleções particulares, mas a maioria, em seu ateliê na sua casa.

Sesc recebe mostra ‘Revivescência’, de Neópolo de Paula Barros

Na sexta-feira (21), a partir das 15h, está programada uma roda de conversa com o curador da exposição João Carlos Pimentel Cantanhede, licenciado em educação artística pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); com especialização em história do Maranhão, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema); e mestrado em artes, pelo ProfArtes/UFMA; ganhou alguns prêmios em concursos culturais e é autor de cinco produções literárias.

Com informações do Sesc / Fotos: Sesc (cortesia)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais