Sesc recebe mostra ‘Revivescência’, de Neópolo de Paula Barros
Artista dialoga com questões ambientais; ao todo, exposição reúne 57 peças do acervo.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão abre a agenda 2022 de trabalhos artísticos com a exposição Revivescência. A mostra é uma homenagem póstuma ao talento de Neópolo de Paula Barros e fica em cartaz de 20 janeiro a 25 de fevereiro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sala Sesc de Exposições - Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, no bairro Renascença, em São Luís. O artista dialoga com as questões ambientais e, por meio da coleta de diferentes materiais, criou minitelas em temas bem variados. Na exposição o público poderá contemplar 57 peças desse acervo.
Neópolo de Paula Barros tinha grande consciência ambiental, coletava diversos materiais no seu ambiente e os transformava em suportes para as suas produções artísticas. Deste modo, ele não somente contribuía com a preservação ambiental como também doava os seus trabalhos artísticos, possibilitando a socialização de bens culturais a terceiros, que em teoria não tinham condições ou hábitos de consumir obras de arte.
Utilizando diferentes suportes como madeira, papelão, isopor, pedra e compensado, seus temas também eram bem variados. Ele tinha muita criatividade, mas nos últimos dois anos de vida, devido aos seus problemas cardíacos e de pressão alta, diminuiu o ritmo de produção, falecendo no dia 4 de agosto de 2016, deixando centenas de obras, algumas em coleções particulares, mas a maioria, em seu ateliê na sua casa.
Na sexta-feira (21), a partir das 15h, está programada uma roda de conversa com o curador da exposição João Carlos Pimentel Cantanhede, licenciado em educação artística pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); com especialização em história do Maranhão, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema); e mestrado em artes, pelo ProfArtes/UFMA; ganhou alguns prêmios em concursos culturais e é autor de cinco produções literárias.
Com informações do Sesc / Fotos: Sesc (cortesia)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.